terça-feira, 18 de janeiro de 2011

10 estratégias para equilibrar sua vida financeira.

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email
ano apenas acabou de começar e tenho certeza que já fez várias metas em cada área de sua vida, então resolvi escrever 10 estratégias que lhe irão ajudar a estabelecer um equilíbrio financeiro e deixar seu orçamento em dia.

1)Economize.
Aprenda a ter o hábito de poupar nem que for um pouco, mas todo o mês, inverta o que tem feito até hoje, primeiro tire o que irá poupar, depois gaste e não gaste para só no final do mês ver o que sobrou para poupar.

2)Planeje-se.
Na maioria das vezes os problemas são pela falta de planejamento e nas decisões que foram tomadas equivocadamente.

3)Organize-se. 
Coloque em um papel, tudo o que ganha e o que gasta, para exatamente no final do mês saber para onde foi seu dinheiro. Este site www.mint.com índico para organização de suas contas, aliás é gratuito, ele é em inglês mais é bem fácil, particularmente o uso.

4)Veja exatamente em que tem gastado.
Olhe e veja no que realmente tem gastado, podem chegar a conclusão que precisa jantar ou almoçar menos fora, ou então que pode diminuir o numero de canais no seu cabo, uma vez que quase não usa os mesmos, etc.

5)Vontade é coisa que dá e passa.
Pense sempre 2x se o que está comprando, realmente está precisando, pergunte-se 2x antes de finalizar a compra, parece um pouco lógico, mas na prática compramos muitas coisas no impulso e não por necessidade, alem do mais como diz uma tia minha “vontade é coisa que dá e passa”.

6)Aprimore-se.
Tente fazer um curso em sua cidade sobre finanças, sobre juros, etc,existem muitos cursos na Internet inclusive gratuitamente, será muito bom, principalmente quando seu gerente vir com aquela conversinha, já sabe né?Então saberá se aquilo que ele está te oferecendo será bom pra você ou não.

7)Entenda mais sobre o crédito.
Com a criação de ferramentas de crédito ficou mais fácil comprar coisas financiadas, mas não se esqueça, nunca compre porque a parcela cabe no seu bolso, mas sim se os juros são baixo e compensador, vale lembrar que comprar financiado é sempre pagar mais pelo mesmo produto, ou seja, se for possível opte em poupar, barganhe mais desconto e pague à vista, sempre vale a pena.

8)Cuidado com dívidas altas.
Só use cartões de credito ou cheque especial se realmente precisar ou ter controle total de sua vida financeira, porque os mesmos possuem juros altíssimos. Se realmente precisar de empréstimo procure uma instituição financeira e tome um empréstimo pessoal, eles têm juros mais baixos.

9)Reduza seus limites.
Pegue todos os cartões e contas bancárias e peça para reduzir seus limites, uma vez fazendo isso fará com que você não assuma dívidas muito altas e se atrapalhe na hora de pagar. O ideal é que seu limite seja de, no máximo, 10% de sua renda mensal líquida, mesmo porque cartão de credito e ou limite bancário serve para imprevistos e não para fazer parte de seu orçamento.

10)Gaste depois de economizado.
Caso queira comprar algo, um carro novo, fazer uma viagem, etc procure fazer uma poupança antes disto, planeje-se que poderá ter condições para negociar e ter um preço melhor, porque irá comprar à vista e não terá uma parcela mensal a mais no seu orçamento.

Se gostou Clique em (Curti ou Like)abaixo.
Me siga no TWITTER
Torne-se um fã no FACEBOOK

Abaixo faça seu comentário.

Deus abençoe.

4 comentários:

  1. Isso funciona mesmo, colocar tudo no papel ajuda a controlar os gastos.


    Camila Maieto

    ResponderExcluir
  2. Eh Camilla, se as pessoas soubessem o poder que tem escrever tudo , tenho certeza que tudo na vida delas seria diferente, Deus abencoe!

    ResponderExcluir
  3. engracado, que quando agente compra no cartao de credito da uma sensacao falsa que nao saiu do nosso bolso. Na verdade so sai depois de um mes, ai e que a ficha cai!

    ResponderExcluir
  4. Funciona... eu fiz isso de escrever tudo quanto entrava como o que gastava, e ate fazia a conta no fim do mes para ajustar os poucos dolares que escapavam. E poupava melhor... Deixei de fazer e entao foi o contrario.

    ResponderExcluir

Seguidores